sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Altamir & Meire - Família Moreira e Almeida: Vovó Nemes

Minhas lembranças de  Vovó Nemes: Essa noite lembrei da minha Vó Nemes e de seu exemplo de vida! Ela deixou nos um legado de muito amor...Este ano estaremos sem sua presença física no natal, será triste sem ela - no ano passado ela até se vestiu de papai noel... sempre presenteia todos mesmo que seja com algo confeccionado por ela mesmo! Senti uma tristeza pensando em como será o natal este ano... por outro lado ela sempre pediu que mantivéssemos a tradição do natal em nossa família. O que sei é que minha avó, era uma pessoa maravilhosa e não digo isso por que ela morreu... ela era uma boa pessoa... sempre recebia a gente sorrindo e sempre ficava chorando ao se despedir...temendo ser aquela a última vez... ela temia a morte e dizia que sentiria saudades... e eu... sinto muuuuuitas saudades dela...! Mas, sei que o Senhor a acolherá em Seus ternos braços e a terá em um bom lugar junto aos nossos que já se foram...
Então, cabe a mim, nunca esquecer da mulher incrível que foi minha avó, do que ela sempre nos ensinou - ela ensinou que o que mais importa em doarmos algo a alguém, é quando damos de bom coração, por que desta forma, estamos doando parte de nós  mesmos... assim somos o presente... e esta é a mensagem que a Primeira Presidência da Igreja ensina a nós este ano: que Jesus Cristo, foi o primeiro presente - Ele se doou para nos salvar... Amo minha avó Nemes e sei que um dia a verei denovo, ao lado do meu avô Álvaro...

Meire

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A influência de uma mulher

Presidente Gordon B. Hinckley:
“As mulheres que transformam uma casa num lar fazem uma contribuição bem maior para a sociedade do que as pessoas que comandam grandes exércitos ou que estão à frente de empresas impressionantes. Quem é capaz de avaliar o preço da influência que uma mãe tem sobre os filhos, que uma avó tem sobre sua posteridade ou que tias e irmãs têm sobre a família?
Não podemos sequer medir ou calcular a influência das mulheres que, à sua própria maneira, edificam uma vida familiar estável e realizam um bem sempiterno para as gerações do futuro. As decisões tomadas pelas mulheres desta geração terão consequências eternas. Eu gostaria de lembrar que as mães de hoje não têm oportunidade maior nem desafio mais sério do que o de fazer tudo o que puderem para fortalecer o lar” (Standing for Something: 10 Neglected Virtues That Will Heal Our Hearts and Homes, 2000, p. 152).

Meu avô faleceu há 20 anos e por 20 anos, minha avó foi uma influência positiva na nossa família!! Ela realmente foi uma mulher nos ensinou a importância de valorizarmos cada momento em família!!! Então, que amemos mais, aproveitemos mais a importância da presença uns dos outros!!!!!

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Carta da irmã de vovó - Marcelina

Hoje fui na casa de vovó Nemes, como parece com ela aquela casa... cada cantinho tem a cara dela!
Basquinha me deu uma carta que ela recebeu de uma irmã dela que mora no nordeste, a tia Marcelina, há uns 4 anos... vou postar aqui!! Combinei com Basquinha que vou lá um dia pra passar a tarde inteira com ela vendo os tesouros que ela deixou... vários cadernos e escritos... que vou digitalizar e compartilhar todos!!!!! Essa irmã dela possui um apelido carinhoso de Neuta!!!

 

sábado, 8 de novembro de 2014

Hoje vou postar aqui a certidão de óbito de vovó Nemes, que possui várias informações valiosas, como o  local onde ela e vovô casaram.... fica registrado agora em nosso site.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Agora 4 gerações da nossa família, com a família de minha mãe - Maria Cármem Oliveira de Almeida. Aos poucos vou colocando todas as árvores genealógicas de cada filho de vovó Nemes e Vô Álvaro.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

 Pesquisar história da família não é tarefa fácil, porém é gratificante. Quero registrar aqui, que ontem, pesquisando a história da família Moreno no Brasil, encontrei um blog muito legal da Marina Gentile : http://imigrantesfamiliamoreno.blogspot.com.br/, lá tem um registro riquíssimo dos primeiros " Moreno" que chegaram ao Brasil... mandei um email pra ela e recebi de volta, um email dela contendo  valiosas ferramentas para pesquisarmos nossa história e vou compartilhar as dicas que ela me mandou pra que, possa ser útil para alguém que queira pesquisar sobre seus antepassados.
Em 5 de novembro de 2014 14:28, Marina Gentile escreveu:




Oi Meire


Estou super feliz por receber seu e.mail.  

 
Senti em suas palavras que você é amorosa.  Parabéns. 

 Nem todos da família entendem quando a gente sente o desejo de registrar fatos, arquivos, notícias da família em blog.   De qualquer forma vale a pena,  especialmente quando pessoas, que nem conhecemos,  nos parabenizam.   Você por exemplo, nem me conhece e me escreveu.   Tem gente de minha família que eu tentei fazer a cidadania,  gratuitamente,   mesmo assim não se interessaram.  Acredite!


Meire,  se vc deseja conhecer suas raízes vá pesquisando,  em ordem contrária,  a documentação da sua família.


EXEMPLO:



.  Vá no cartório onde sua avó casou,  PEDE A XEROX DO PROCESSO DO CASAMENTO DELA.

   (neste documento vc poderá descobrir a filiação, por exemplo. Digamos que ela tenha vido do exterior, neste caso encontrará o documento de entrada.   Você poderá descobrir muitas coisas, por exemplo nomes de padrinhos,  de outras pessoas da família.   
Eu por exemplo DESCOBRI A CHAVE DE TUDO.    No processo encontrei o documento de entrada deles no Brasil.  Lá estava a cidade onde nasceram,   o navio que chegaram,  padrinhos de casamento...

-  Este documento é pago.  Na época foi cerca de R$ 150,00 mas valeu.

Por exemplo,  eu descobri o nome de meus bisavós.   Daí então fiz uma pesquisa, no cemitério da região onde viviam.  Descobri a data de falecimento.  Então fui no cartório,  solicitei a certidão.  Alí descobri o nome dos tataravós.      

Vá em frente.  Desejo-lhe todo sucesso.


Se vc descobrir mais informações, desejar compartilhar comigo,  ficarei super feliz.       Em SP existe um lugar muito interessante, onde os imigrantes ficaram durante algum tempo quando chegavam no Porto de Santos.   Neste local resgatei documentos de entrada no Brasil, outro detalhe que me deixou feliz.    

Toda a pesquisa levou uns 4 anos.  Vim para SP praticamente por este motivo,  graças a Deus tive sucesso, inclusive fiz minha cidadania espanhola.    Mas o mais importante foi conhecer a minha ascendência,  afinal...não nascemos do vento.


Um abraço Meire



Marina







BLOG ONDE REGISTRO ALGUNS ESCRITOS







&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&



Considero muito valiosas essas informações que ela me repassou, por isso compartilho aqui!!!!!!! 

terça-feira, 4 de novembro de 2014

3 gerações da nossa linda família... !!!!!
Família.. família!! Tudo de bom e essencial para nós: é nossa base... então... inicio aqui um registro familiar que poderá contar com colaboração de todos e que será um lugar onde poderemos registrar o legado da nossa família plantado em nossos corações por aqueles que foram para nós o início de tudo! Nosso Patriarca  - Álvaro Costa Oliveira - nascido aos 17 de novembro de 1919 em Parnaguá, Piauí, e falecido aos 7 de setembro de 1994 em Porto Nacional - Tocantins; Nossa matriarca Nemes Moreno, nascida aos 29 de maio de 1927 e falecida aos 22 de setembro de 2014. Minha motivação por iniciar este blog foi o evento Rots Tech que aconteceu no último dia 02 na Igreja, onde aprendi a importância de um blog para os registros familiares... e isso foi justamente um dos maiores legados que vô Álvaro e vó Nemes sempre nos ensinaram - a união da família... Espero que este seja um instrumento valioso para promover essa união.. por que todos nós temos uma vida atarefada e cheia de compromissos... porém que tenhamos tempo suficiente para recordar aqueles que são tão importantes para nós e que já se foram e ao mesmo tempo, valorizar a presença e o convívio com os que ainda estão entre nós! Que esta seja nossa maior riqueza... Qualquer foto, mensagem, publicação, documento, lembrança, que qualquer um da família ou amigo tenha e que queira compartilhar, é só entrar em contato através do email:  familiamorenoliveira@gmail.com, que publicaremos!!! Gostaria de pedir apenas que se identifique e que coloque os seus dados pessoais para criarmos nossa árvore genealógica. Estes dados são para registro da família. Nome completo, data com dia, mês e ano de nascimento, local de nascimento e filiação. Começo colocando a minha própria: Sou Meire Anny Oliveira de Almeida,, nascida aos 07 de março de 1979 em Porto Nacional, TO e sou filha de Maria Carmem Oliveira de José Gomes de Almeida. Minha mãe é filha de Nemes e Álvaro!  Amo história da família e quero aqui deixar registrado que amo toda a minha família... foi essa a maior lição que aprendi da minha querida vozinha!!! Saudações a todos!
Nemes Moreno de Oliveira
Álvaro Costa Oliveira

Eles são o princípio de tudo!!! Amo o fato de ter tido o privilégio de tê-los conhecido e convivido com eles!!!!!!